O prefeito Marcelo Crivella alterou o decreto nº 45.682, de 25/2/2019, que dispões sobre a preferência para o uso de assentos nos veículos de transporte público coletivo na cidade. O texto, publicado nesta quinta-feira (28/2), no Diário Oficial do Município, inclui autistas entre os beneficiários da medida, assim como obesos, gestantes, pessoas com crianças no colo, idosos com 60 anos ou mais e deficientes físicos.
O inciso IV do artigo 2º do decreto passa a vigorar com a seguinte redação: Deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média e limitações associadas a duas ou mais habilidades adaptativas, tais como cuidado pessoal, habilidades sociais, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho, como a decorrente do Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras.
Com os símbolos dos beneficários do uso preferencial dos assentos, acrescidos do sexto, relativo ao TEA, o cartaz a ser obrigatoriamente afixado em local visível nos veículos de transporte coletivo, no prazo de 30 dias, terá o seguinte texto: “Todos os assentos são preferenciais para: obesos, gestantes, pessoas com crianças no colo, idosos, deficientes físicos e autistas. Aproveite a oportunidade para oferecer seu lugar.”
Fonte:
http://noticias.prefeitura.rio/transportes/uso-dos-assentos-preferenciais-nos-transportes-publicos-se-estende-a-autistas/